Como remover manchas de vinho?

APRENDA A REMOVER MANCHAS DE VINHO TINTO, DE QUALQUER LUGAR



Todos nós já derrubamos vinho tinto no tapete, no sofá ou em nossa roupa preferida. Em um passe de mágica, esse vinho se transforma em uma mancha que, aparentemente não sumirá nunca mais. Não importa quando ou onde ocorre – você pode ter ficado um pouco confortável e letárgico demais no sofá com um copo na mão, ou foi um pouco vigoroso demais com os gestos das mãos ao explicar uma história. No final das contas, isso acontece, mas não precisa ser uma tragédia colossal.


Há algumas coisas que você pode fazer quando perceber que seu vinho tinto está em toda parte, exceto no seu copo. Primeiro, é claro, é entrar em pânico. Não, não entre em pânico! Mesmo que o vinho tinto esteja em toda a sua camisa favorita, ela pode ser salva!


A segunda coisa que você pode fazer é começar a tentar esfregar a mancha, mas falhar miseravelmente e sair frustrado, deixando a mancha para amanhã. Não esfregue e não procrastine! Sabemos que as manchas de vinho tinto geralmente ocorrem quando estamos muito cansados ​​ou distraídos para nos preocuparmos em como limpá-las adequadamente ou imediatamente. Mas, é do seu interesse enfrentar a mancha de frente sem demora, o que nos leva ao nosso terceiro ponto:


Empregue um método testado e comprovado para vencer a mancha antes que ela o derrube. Então, em vez de se preocupar com essas manchas de vinho tinto olhando para você, respire fundo algumas vezes e caminhe conosco enquanto o ajudamos no processo de limpeza.



DICAS PARA RETIRAR MANCHAS DE VINHO TINTO

A ciência por trás do porquê e como o vinho tinto é absorvido pelos tecidos nos leva ao nosso primeiro conjunto de dicas profissionais para limpar manchas de vinho tinto:


Dica 1: NÃO esfregue a mancha!

Esfregar ajudará a remover um pouco do vinho tinto, mas na verdade afeta negativamente a mancha, pois faz com que ela se espalhe ainda mais. E, se você está aplicando muita pressão, na verdade está empurrando mais vinho tinto para dentro do tecido. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver lidando com uma mancha de vinho tinto no sofá ou no tapete.


Dica 2: Não espere muito

Embora seja tedioso lidar com uma mancha de vinho tinto imediatamente, não recomendamos esperar até o dia seguinte para cuidar dela. O vinho tinto afundará e se estabelecerá nessas fibras quanto mais tempo estiver lá. Eventualmente, eles “se fixam” e se tornam mais difíceis de remover. Sem esquecer, claro, que o vinho tinto é basicamente um corante à espera de acontecer.


Dica 3: NÃO aplique calor

A última coisa que você quer é que a mancha seque, mas pior ainda é se a mancha secar quando o ar quente for aplicado. O calor realmente mudará o processo químico pelo qual a mancha passa quando seca. Se você aplicar calor, pode esperar uma mancha permanente ou quase permanente. Então, abaixe o secador de cabelo e, pelo amor de Deus, não coloque roupas manchadas na secadora antes de aplicar qualquer método de limpeza pré-lavagem.


mancha de vinho

PASSOS ADEQUADOS PARA REMOVER MANCHAS DE CARPETES E SOFÁS

Então você tem um tapete e um sofá manchado de vinho tinto? Você está cuidando disso agora e não começou a esfregar como um louco, certo? O que fazer agora?


Dica 4: Aplique um material seco que irá “levantar” o vinho tinto

Como qualquer líquido, o vinho tinto se moverá em direção a qualquer coisa seca com a qual entrar em contato. Sua melhor jogada logo após obter uma mancha de vinho tinto é pegar um material seco e em pó e aplicá-lo generosamente na mancha. Esses incluem:

  • Sal de mesa

  • Bicarbonato de sódio

  • Sabão em pó seco

  • Talco de bebê

Esses materiais secos vão “puxar” o vinho tinto para fora do tapete, mas não comece apenas a esfregá-los. Lembre-se, você nunca quer esfregar a mancha, independentemente do que você aplicou nela. Sempre aplique o método de pressionar a mancha com um pano ou papel, mesmo quando se trata de limpar o sal ou o pó.


Deixe o sal (sua melhor opção), ou qualquer outro material seco e em pó que você usar, descansar por alguns minutos. Em alguns casos, isso pode ser suficiente para remover completamente a mancha, especialmente se você agir rápido. Caso contrário, pode ser necessário aplicar métodos adicionais.


MÉTODOS ADICIONAIS PARA MANCHAS DIFÍCEIS OU SECAS

Se o seu tratamento com sal não deu muito certo, ou você precisa de algo a mais para resolver a mancha. Usar algumas medidas líquidas pode resolver seu problema, com

algumas orientações, é claro.


Dicas 5: Nunca aplique vinho branco em vinho tinto como solução de limpeza

Não se sabe ao certo quem começou esse boato bobo, mas não acredite. O vinho branco não é um agente de limpeza, nem neutraliza os agentes de tingimento do vinho tinto. Na verdade, o vinho branco pode apenas fazer com que sua mancha de vinho tinto se espalhe ainda mais. Para sua própria sanidade e para evitar desperdiçar o precioso vinho branco em uma mancha de vinho tinto, procure métodos alternativos melhores.

mancha de vinho

Dica 6: Aplique água fervente e seque a mancha

O calor seco é muito diferente do calor úmido. A água quente é uma substância maravilhosa, especialmente quando aplicada a outros materiais como agente de limpeza. Pode fazer com que o vinho tinto dilua e se espalhe um pouco, mas a água quente também fará com que as moléculas do vinho tinto percam um pouco de coesão com o tecido, facilitando a limpeza. Se isso não funcionar completamente, você pode tentar outros métodos.


Dica 7: O leite pode ser uma boa ideia

O leite tem qualidades de absorção para ele mesmo. Você pode tentar derramar leite sobre a mancha generosamente, deixando-a descansar por alguns minutos e depois enxugá-la com uma esponja ou pano seco, poderá ter bons resultados.


Dica 8: Esfregue a mancha com club soda e vinagre branco

Os minerais adicionados ao refrigerante podem torná-lo uma alternativa melhor do que a água. Isso ajudará a absorver e quebrar as moléculas do vinho tinto, que você pode remover mais facilmente. Você também pode aplicar club soda com vinagre branco para ajudar a melhorar o resultado.


Dica 9: Use tira-manchas como Vanish

Os produtos de limpeza como Vanish são uma maneira quase mágica de ajudar a remover manchas precocemente, bem como manchas já secas. Esses limpadores usam percarbonato de sódio que, quando combinado com água, se transformam em peróxido de hidrogênio. Eles são ótimos para remover manchas, então, se você tiver alguma, aplique-o na mancha, espere um pouco ( de 20 minutos a uma hora) enquanto faz seu trabalho e, em seguida, lave como de costume.


mancha de vinho

Mesmo depois de todos os métodos serem aplicados, você ainda pode achar que suas manchas de vinho tinto não estão desaparecendo completamente. Você pode estar lutando para descobrir como tirar vinho tinto das roupas após a lavagem, por exemplo, pois essas manchas ainda podem existir se você colocar as roupas na lavagem sem aplicar um método de pré-lavagem. Se o seu tapete manchado de vinho tinto secar por muito tempo, sua mancha pode ficar lá mesmo depois de aplicar uma garrafa inteira de Vanish e água quente.


Então lembre-se, o tempo é essencial! Se você esperar muito, essa mancha de vinho tinto pode acabar sendo impossível de remover. Portanto, aja rápido, certifique-se de ter pelo menos duas das soluções mencionadas acima em mãos e mãos à obra!


Cheers!




7 visualizações0 comentário