top of page

Dica de Filme: O Julgamento de Paris

Atualizado: 18 de nov. de 2021


O Julgamento de Paris (2008, Bottle Shock)


Se você, além de apreciar um bom vinho, também gosta um pouquinho de história, esse filme tem que entrar para a sua lista!


Em 1976, o inglês Steven Spurrier, amante de vinhos e dono de uma loja em Paris, foi até a Califórnia conferir o que a região de Napa Valley estava produzindo e se surpreendeu com a qualidade dos vinhos. Decidiu então levar alguns exemplares de volta para a França e organizou uma degustação às cegas com especialistas. A "batalha" foi entre os clássicos franceses e os novatos americanos.

O que parecia impossível aconteceu e o Chardonnay do Chateau Montelena foi escolhido como sendo o melhor dentre muitos exemplares europeus, inclusive o Puligny-Montrachet Les Pucelles da Domaine Leflaive's.





O único jornalista que aceitou comparecer foi George M. Taber. A ordem que os vinhos seriam degustados foi entregue à ele. (Na época Steven, convidou vários jornalistas para o evento, mas todos recusaram).





Essa história foi contada no filme O Julgamento de Paris. Leve, despretensioso e gostoso de assistir, o filme é baseado em fatos reais e conta como a vinícola californiana Chateau Montelena se tornou um ícone e como o tal julgamento mudou o olhares dos apreciadores de vinho e colocou Napa Valley no mapa do vinho.



O filme está disponível no Prime Video, da Amazon!


E esse ícone californiano estará em terras brasileiras em breve, aqui na Losada Vinhos!


Cheers!






627 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page