Sommelier - A Profissão

Atualizado: há 2 dias


A palavra Sommelier vem do francês. Em resumo, o carroceiro dos castelos e palácios, que, por transportar as pipas de vinho, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que fosse servido aos Reis e nobres.


Quando da popularização dos restaurantes em Paris, no final do séc. XVIII, convencionou-se que quem trazia ou transportava o vinho ficava com a obrigação de prová-lo, não só pelo motivo exposto acima, mas também para garantir se o produto era de boa qualidade.

Assim, paulatinamente, nasceu a profissão como é conhecida hoje; o Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente.


Recentemente a profissão foi regulamentada no Brasil, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.


A profissão exige desenvoltura e cordialidade afinal, lidar com clientes exigentes pode ser um desafio. Para ajudar (ou aprimorar) essas qualidades, alguns sommeliers chegam a frequentar aulas de dança – para se deslocar com naturalidade pelo salão dos restaurantes – e de dicção – para melhor se comunicar com os clientes. Exagero? Talvez. Mesmo assim, isso mostra que ser um bom sommelier não é simplesmente ouvir o pedido, trazer o vinho e servi-lo aos clientes.


Nem seria preciso mencionar que conhecimento técnico e teórico sobre vinho e sobre o trabalho que se espera do sommelier são pré-requisitos indispensáveis. E que isso pressupõe formação em cursos sérios e muitas horas de prática. Vale à pena registrar também que um bom sommelier nunca deixa de estudar e de aprender. No Brasil, a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), Filiada a Association de la Sommellerie Internationale, oferece ampla gama de cursos, sendo hoje a principal fonte de formação de sommeliers profissionais do país.


Emiliana Medauar, sommelière oficial da LOSADA VINHOS, é formada pela ABS-SP, apaixonada por vinhos (especialmente os franceses) e fez dessa paixão sua profissão.




"O mundo do vinho é fascinante mas muito complexo. Por isso, o sommelier pode transformar um simples almoço em uma experiência única, somente através da escolha correta do vinho"




As recomendações reunidas a seguir, que não têm a pretensão de esgotar o assunto, podem ser úteis para quem está começando na profissão. E dão uma ideia dos cuidados a serem tomados no dia a dia para executar seu trabalho da melhor forma possível.


1 Para começar Foi-se o tempo em que terno (ou smoking) eram parte indispensável da indumentária. Hoje, tudo depende da proposta do estabelecimento (re