top of page

Losada Vinos de Finca


A LOSADA VINOS DE FINCA está localizada na Região do Bierzo (Espanha) nos arredores da Vila de Pieros, na rota de peregrinação de St. James, a meio caminho entre Cacabelos e Villafranca del Bierzo. Também possui lotes de vinhedos plantados principalmente em solos argilosos ao redor de Valtuille de Arriba, onde são produzidas uvas para Altos de Losada.



Desde 2005, Amancio Fernández é enólogo interno na bodega Losada Vinos de Finca, uma vinícola contemporânea cuja filosofia é extrair a expressão máxima do terroir da região através da cuidadosa seleção de propriedades e vinhedos.


Complexidade e elegância são as bases do projeto Losada Vinos de Finca, onde, além da conscienciosa seleção de vinhedos para expressar o verdadeiro caráter da região, as uvas

pertencentes a cada propriedade são tratadas independentemente na bodega. Além disso, o processo de envelhecimento é considerado como um meio de adicionar complexidade e nuances ao vinho, aumentando sua longevidade. Tudo isso é voltado para a expressão do terroir de El Bierzo, com a maior autenticidade possível.





“Nosso objetivo é encontrar lotes excepcionais de solo argiloso em Valtuille e Pieros, capazes de produzir a uva Mencía em toda sua elegância e complexidade aliado à nossa filosofia de respeitar o meio ambiente e fazer vinhos inesquecíveis.”






MENCÍA

A principal uva produzida pela Losada é a Mencía. Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, essa casta é única, particular, elegante e rústica ao mesmo tempo.

Sua peregrinação começa com a estrada de Santiago, cruzando o Bierzo, o Ribera Sacra, Valdeorrase também Monterey, até chegar ao norte de Portugal. Ela é muito especial porque é cultivada apenas nessas regiões.

Embora se quisesse relacioná-la com a Cabernet Franc, estudos recentes baseados no DNA, realizados pela Universidade de Santiago de Compostela em conjunto com a Estação de Viticultura e Enologia da Galiza, descobriram que Mencía é uma descendente da galego Merenzao e descendente direta da variedade francesa chamada Trousseau. As origens da Mencía, portanto, estão envoltas em mistério, o que provavelmente só contribui para o fascínio dessa variedade curiosa.


COLHEITA E VINIFICAÇÃO

A colheita é feita à mão e os cachos são colocados em pequenas caixas de plástico que são levadas o mais rapidamente possível para a área de recepção da colheita da adega. A fruta é submetida a uma classificação rigorosa das vinhas, de modo que qualquer separação adicional exigida na adega é mínima.

As uvas são então tiradas dos cachos e suavemente esmagadas antes da fermentação começar naturalmente com as leveduras nativas das cascas da uva. A frequência de pump-overs e a temperatura de fermentação são ajustadas de acordo com o caráter da safra. Os novos vinhos são então escoados em barris para a fermentação maloláctica.


ENVELHECIMENTO

Os vinhos Losada são diferenciados de acordo com a origem da vinha, e não com o tempo gasto em barril. A vinha La Bienquerida, por exemplo, é de 1906 e estava quase perdida quando foi recuperada pela família Losada após a Guerra Civil Espanhola.

Na Losada, o papel do barril é deixar o vinho respirar lentamente através dos poros do carvalho e assim trazer complexidade e maior longevidade ao vinho sem perder a sua frescura e carácter varietal.

Os barris de carvalho francês são mais adequados para os vinhos delicados e elegantes produzidos na vinícola espanhola. Tanoeiros franceses são solicitados a fornecer barris levemente tostados, levando em conta as características de cada safra, resultando em vinhos únicos, marcantes e inesquecíveis!


RÓTULOS

A Losada Vinos de Finca produz atualmente 8 rótulos, sendo 6 tintos (mencía) e 2 brancos (godello).

A LOSADA VINHOS importa com exclusividade, 5 deles:

*temporariamente fora de estoque


Você os encontra em nossa Loja Online e nos melhores restaurantes:


A ficha técnica dos vinhos Losada, está disponível em nossa loja.

Surpreenda-se!


Cheers!

 


30 visualizações0 comentário
bottom of page